Curso Online
O CORPO FALA O QUE A MENTE NÃO ESTÁ CONSEGUINDO DIZER! E este curso te levará a entender o que significa o sintoma ou a dor do seu paciente.
Quando um paciente chega à terapia com uma dor física, muitas vezes o psicólogo acha que essa dor está isolada do contexto em que o paciente vive. No entanto, a dor pode ser a manifestação do que a mente não está conseguindo expressar. Insônia, dor de cabeça, dor nas costas, entre outras patologias, podem estar relacionadas a questões emocionais e circunstanciais.
Por exemplo: Um paciente chega com queixa de insônia crônica. Logo após apresentar a queixa, ele menciona que está cuidando de sua mãe doente. A insônia pode estar relacionada à necessidade de estar atento e disponível para uma possível emergência.
O seu paciente precisa ser visto dentro de um contexto; ele não vive isolado do mundo. Todo sintoma tem uma função dentro do sistema familiar. Sintomas aparecem para ajudar as pessoas a estabelecer limites onde não conseguem de outra forma, e até para obter atenção e cuidado. Quando os sintomas vêm acompanhados de funções, a terapia não consegue se desenvolver e evoluir, pois é como se a história ficasse amarrada a um ponto invisível, já que o paciente precisa daquilo de alguma forma.
Acesse o curso agora mesmo e aprenda a desvendar o que o corpo do seu paciente está tentando dizer.