Genograma

Uso o instrumento genograma (árvore genealógica) na terapia para descobrir padrões de comportamentos familiares, que muitas vezes estão totalmente ligado ao sintoma apresentado pelos clientes.

EMDR - Eye Movements Desensibilization and Reprocessing

Eye Movement Desensitization and Reprocessing (Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares) uma nova forma de psicoterapia, desenvolvida nos EUA no final dos anos 80 pela Dra. Francine Shapiro. Permite a estimulação dos hemisférios cerebrais, onde as lembranças dolorosas são armazenadas.

   Inicialmente o método foi utilizado para tratar sequelas provocadas por Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), abusos sexuais, estupros, assaltos, desastres naturais e outros tipos de violência.

   Com o tempo, novos trabalhos também começaram a obter resultados promissores em aprimoramento de desempenho futuro, ansiedade generalizada, fobia, síndrome de pânico, manejo de dor crônica, luto, dependência química, adições de forma geral, depressões e doenças psicossomáticas.

Brainspotting

O Brainspotting foi desenvolvido por David Grand, Ph. D, e funciona como uma ferramenta neurobiológica, chegando a experiências e sintomas que normalmente estão fora do alcance da mente consciente.

Este é um modelo psicoterapeutico que ao focar o olhar em um ponto no espaço, localiza no cérebro um ponto correspondente à origem da dificuldade e atua neuropsicológicamente na dissensibilização, reprocessamento e liberação da dor física e emocional atuando diretamente em sintomas que muitas vezes a pessoa não está consciente, estão fora da sua capacidade cognitiva e/ou da capacidade da pessoa expressar através da sua fala.

A terapia Brainspotting atua nas áreas mais profundas e primitivas do nosso sistema nervoso central, ou seja aquelas que estão, além do que a mente consciente pode alcançar, permitindo e atuando diretamente nos sistemas nervoso autônomo e límbico, isto é, aquelas  partes do cérebro responsáveis pelos batimentos cardíacos, pela respiração, e sensações físicas,e também a parte  responsável pelas nossas emoções.

Depoimentos sobre a psicóloga 

Renata M.

Costumo dizer que minha vida se divide em duas etapas…AS e DS…antes e depois da Dra Sandra. Sempre tive a opinião de que terapia era eu e meu travesseiro…era daquelas que pensava que uma pessoa desconhecida jamais poderia me ajudar a resolver meus problemas! Eis que uma amiga( que sabia do problema que eu estava vivendo) disse que a filha estava fazendo terapia e que a Dra era excelente…trabalhava com foco, era objetiva e não ficava aaaaaanos fazendo o tratamento. Eu, mega ansiosa, marquei uma conversa e depois de 8 meses estava pronta pra seguir com minhas próprias pernas! Hoje não sou apenas uma ex paciente, mas possivelmente a maior fã do trabalho que ela desenvolve e não podia deixar de registrar aqui todo o meu carinho e agradecimento por toda a diferença que ela fez na minha vida!

Um beijo especial Dra…

Alexandra

Quando,conheci a Sandra,pensei… E lá vem mais uma psicóloga querendo saber tudo da minha vida…e nada me ajudar…Me enganei,pois conheci uma pessoa,maravilhosa,que me ajudou e me ajuda até hoje, nos vai e vem da minha vida…Acredito muito no trabalho da psicologia todo mundo deveria fazer ao menos uma vez na vida…..Ela já me deu alta algumas vezes,mas não adianta eu sempre volto!!!
Porque a vida não para de girar e os problemas aparecerem…Então eu mando sms pra ela…Sandra tem uma horinha pra mim? Um beijo no seu coração, e meu muito obrigada por tudo…

Ana Paula

Minha vida era um acúmulo de emoções não digeridas, experiências não muito boas não resolvidas… minha mochila da vida estava muuuuiito pesada e meu corpo físico já não estava mais suportando quando uma amiga me indicou a Dr. Sandra.
Ela com muuuiitooo carinho, profissionalismo, dedicação e amor ao que faz , abriu meus olhos e me ajudou a esvaziar minha mochila com o que não me pertencia. Tirei tudo…, esvaziei…, me senti completamente nua de alma… cheiros, sensações, alegrias, choro, dor, saudade, medos… Uauu!!! Aprendi a lidar com tudo isso!!!!
Hoje posso dizer que minha mochila está muito mais leve e nela só coloco o que realmente eu quero e preciso pra viver.
Tenho muito a agradecer a minha “LUPA” ( Dr.Sandra) que me ajudou a ver a vida com os MEUS PRÓPRIOS OLHOS.

OBRIGADA DR. SANDRA!!!!!!!

Regina B

O MILAGRE. Em segredo, o pânico, o problema. Mais rápido que um raio – que mata e queima. De Poesia, tornou-se minha Vida. Re-nascida e “plus”gada, para ela estou. Hoje, INTEIRA.

Camila PS

Minha infancia foi muito conturbada, minha vida sempre foi uma confusão! Depois que comecei a fazer terapia com ela percebi coisas que estavam na minha cara e eu não vi! Grande parte dos meus problemas já foram solucionados! Minha visão de olhar as coisas é totalmente diferente do que era antes! Não sou boa com palavras. Mas preciso agradecer muito a ela! Sério Sandra, você me ajudou muito e continua me ajudando! Não dá para escrever num papel tudo o que eu já consegui resolver por sua causa! Você já virou como uma amiga querida para mim!
Beijos e muito obrigada,
Camila PS

Thammy S

Em uma sessão de Genograma, tive um entendimento, que em anos de terapia não tive.

J.M.

A primeira etapa do tratamento sobre a Árvore Genealógica foi muito forte, pois foi onde pude enxergar que os comportamentos se repetem e infelizmente tudo está interligado. A segunda, foi ainda mais poderosa, que é a parte em que me desligo desses comportamentos e assumo a minha essência, meu papel aqui no mundo. Logo no início do tratamento eu consegui tomar decisões que eu não conseguiria se eu não tivesse feito esses exercícios, foram um marco em minha vida.

Lydia W.

Minha experiência com a sessão do genograma e da ‘despedida’ foi simplesmente libertadora!!! TODOS deveriam ter acesso a essa técnica!!!! Recorro e recorrerei sempre que necessário for.

Depoimentos sobre o curso

Pessoal, o curso da Sandra foi maravilhoso!!! Estou encantada com a didática dela. Super humilde e genuína em suas colocações com riquíssimos recursos terapêuticos e inúmeras aplicabilidades na clínica. Sem dúvida um dos melhores cursos que já fiz.

Amei, um curso que amplia a visão sistêmica e traz muitas ferramentas práticas! Já trabalho com genograma há algum tempo, mas saí com muitas idéias novas!! Maravilhoso!

Realmente foi imperdível. Muito conhecimento, ferramenta maravilhosa. Parabéns 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽😃😃😃

Sobre este trabalho que a Sandra realiza, pra mim tem sido extremamente útil na prática clínica, possibilita um compreensão do funcionamento atual do paciente tanto para o terapeuta quanto para o sujeito e com isso o cliente pode criar seu plano de ação para mudanças necessárias. Eu recomendo, a Sandra traz neste curso experiência, conhecimento e principalmente atenção pós curso. Parabéns.

Ass. Edmilson Tavares de Oliveira Psicólogo Clínico CRP 18/02476 Cáceres MT

Eu tenho que testemunhar sobre o curso da Sandra: Foi simplesmente maravilhoso.
Desde o inicio quis mto que viesse a Brasilia e Adriana do Espaço da Mente comprou essa idéia e podemos brindar o prazer de aprender com a Sandra.
Não tenho palavras para agradecer ao Espaço da Mente com seu carinho de sempre e principalmente a Sandra que teve essa brilhante ideia de ter construído esse curso focado, só no que interessava para clinica.
Foi pouco tempo, pois ficaríamos ali ouvindo Sandra pela belíssima experiência que tem.
Eu digo para vcs vale a pena convidar Sandra para ensinar vcs o que aprendemos hoje.
Ja marque com ela de onde estiver para ir no seu estado.
Foi unanime sua volta à Brasilia entre os participantes.
Grata a todos

Sandra, o curso do Genograma venho para complementar a minha prática profissional, associado ao trabalho com EMDR. Hoje consigo enxergar o quanto foi importante e enriquecedor esse investimento. 
Com a aplicação do Genograma, os pacientes obtiveram ganhos no processo terapêutico, a partir do momento em que eles começaram a enxergar os padrões de repetições familiares e os movimentos emocionais associados a eles e o quanto estes padrões geram adoecimento na vida do indivíduo.
Para os colegas que não conhece esse grande recurso, vale a pena  investir nesta ferramenta de trabalho."
-  Jaqueline Falcão - Psicóloga.  

Acabei de realizar o Exercício da Despedida numa paciente e é muito interessante, porque a pessoa a princípio ficou achando que era uma brincadeira, depois foi entrando no sentido do exercício final, eu fui explicando, fazendo todo aquele guia e, interessante que quando chegou nos pais, onde havia muito conteúdo, do processo terapêutico todo, começou a apresentar as sensações físicas que demonstrava no processamento de EMDR. Quando fez as despedidas dos comportamentos do pai e da mãe. Mas foi ótimo, no fim de tudo, a pessoa ficou muito agradecida."
-  Ana Karina Albuquerque - Psicóloga. 

Danielle T.

O maior erro das pessoas é o grande preconceito com tratamentos desta natureza e posso afirmar que me incluía neste grupo.

Relutei muito para aceitar e a Sandra, que se tornou uma pessoa muito especial para mim, teve que “cortar um dobrado” comigo…rs. Por fim, fui percebendo que não é só o ato de falar mas é o fato de escutar as nossas próprias palavras…não há fórmula mágica, mas com técnica, seriedade, discrição de profissionais como a Sandra conseguimos observar a nossa vida de outro angulo e apertar ou afrouxar parafusos nesta grande engrenagem que é a nossa vida. É interessante como passamos a enxergar os problemas de uma outra ótica, e conseguimos sair do papel de vítima, lugar que nós mesmos nos colocamos, por ser mais cômodo, e passamos a agir como protagonistas da nossa história. Estava comentando a pouco com ela…embora saiba que o tratamento tem principio, meio e fim, as vezes sinto a necessidade de uma reciclagem somente para ter certeza que tudo vai bem. Indiscutível a competência da Dra. Sandra Jessula que com maestria esteve presente em um momento muito delicado da minha vida e me ensinou a passar por ele e superá-lo … Um grande abraço e carinhoso Respeito.

© 2023 por Alice Mendes, Ph.D. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram